Date: March 16th, 1997
From: Silvia Helena Cardoso ()
To: brainstorm-l@server.nib.unicamp.br
Subject: Photografic memory
Estive pensando sobre a "memoria fotografica" dotada em alguns individuos. Esta "aberracao" mental pode evidentemente ser de cunho genetico, mas ela nao poderia tambem ser decorrente de um numero aumentado de conexoes sinapticas em razao do treino e experiencia em nosso ambiente? Sera' possivel um individuo normal ter sua memoria melhorada com o estudo excessivo, desafio de novos conhecimentos, pratica de novas atividades, convivio em ambientes enriquecidos de conhecimento, etc?
Dra. Silvia Helena Cardoso, PhD. Psicobiologa, Núcleo de Informática Biomédica, Universidade Estadual de Campinas (SP), Brasil


Date: March 16th, 1997
From: Norberto Cysne Coimbra (nccoimbr@fmrp.usp.br.)
To: brainstorm-e@server.nib.unicamp.br
Subject: Memória Fotográfica
Inicialmente, eu nao definiria memoria fotografica como uma aberracao (anomalia, anormalidade). Nada mais e' do que uma caracteristica do sistema mnemonico que aparentemente encontra-se mais bem desenvolvido em alguns individuos. Creio que o exercicio cognitivo pode vir a melhorar sensivelmente a eficiencia de um circuito mnemonico. Ja foi descrito na literatura que, durante o aprendizado, surgem algumas alteracoes neuroquimicas (como a liberacao de RNA mensageiros, ditos c-fos, c-jun ou c-trans) e morfologicas (como brotamentos dendriticos, formacao de novas sinapses e "apresentacao" de sinapses ja existentes, alem de formacao de novos receptores) que poderiam perenizar a informacao codificada. Entretanto, nao podemos descartar absolutamente a determinacao genetica que favoreceria a implantacao desses mecanismos e circuitos nervosos.
Prof. Dr. Norberto Cysne Coimbra, MD, PhD. Laboratorio de neuroanatomia e neuropsicobiologia, Departamento de Morfologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão-USP, (SP), email: nccoimbr@fmrp.usp.br.

Realização: Núcleo de Infomática Biomédica

1997 Universidade Estadual de Campinas