Sir Victor A.H. Horsley
Uma Breve Biografia

Retrato de Victor Horsley Victor Alexander Haden Horsley nasceu em Londres, em 14 de abril de 1857. Ele estudou medicina e se especializou em neurocirurgia e fisiologia. Foi o primeiro médico a remover um tumor da espinha cirurgicamente, em 1887. Ele desenvolveu muitas técnicas práticas em neurocirurgia e realizou estudos das funções do cérebro em animais e seres humanos, particularmente as do córtex cerebral. Seus estudos da resposta motora à estimulaçção farádica do córtex cerebral, cápsula interna e medula espinhal se transformaram em trabalhos clássicos da área.

Horsley também ficou conhecido como um pioneiro no estudo das funções da tiróide. Ele estudou o mixedema e o cretinismo, causados por um baixo nível dos hormônios da tiróide (hipotiroidismo), e determinou pela primeira vez que eles podiam ser tratados efetivamente com extratos da glândula.

Sua inovação mais conhecida foi o sistema e aparelho de Horsley-Clarke (em colaboração com R.H. Clarke, em 1908) usado para realizar a cirurgia estereotáxica do cérebro, pela qual se pode localizar cada estrutura cerebral através de um sistema de coordenadas numéricas.

Horsley recebeu o titulo de Cavaleiro da Coroa em 1902. Ele morreu de insolação em 16 de julho de 1916, em Amarah (Iraque), quando servia como médico militar do Exército Britânico durante a Primeira Grande Guerra.


Para Saber Mais



From: A História da Psicocirurgia
Author: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Source:Revista "Cérebro & Mente", Junho 1997

Página anterior Próxima Página
6 de 15 páginas