Lars Leksell
(1907-1986)
Uma Breve Biografia

Foto de Lars LeksellMédico sueco e professor de Neurocirurgia do Instituto Karolinska em Estocolmo.

O Professor Lars Leksell inventou um instrumento estereotáxico para neurocirurgia funcional humana em 1949. O componente básico do aparelho de Leksell foi um sistema de coordenadas cartesianas.


Em 1951, usando o ciclotron da Universidade de Uppsala University, Leksell e seu colaborador, o físico e radiobiólogo Bjorne Larsson, desenvolveram o conceito de radiocirurgia. Leksell e Larsson tiveram a idéia de gerar feixes de prótons acelerados, que, vindos de diversas direções ao redor do paciente, convergiam para uma pequena área no cérebro. Eles testaram esta idéia primeiramente em animais, e depois em nos primeiros pacientes humanos. Desta forma, Leksell conseguiu um novo método não invasivo para destruir regiões anatômicas discretas dentro do cérebro, ao mesmo tempo minimizando o efeito sobre os tecidos circundantes.

Posteriormente, Leksell inventou em 1968 um aparelho conhecido como "Gamma Knife", que tem 201 fontes de cobalto radioativo dispostos em um semicírculo, e que é exclusivamente dedicado a radiocirurgia estereotáxica do cérebro. Atualmente, a técnica de Leksell é empregada para o tratamento eficaz de muitas condições, tais como malformações arteriovenosas do céreebro, tumores da hipófise, neuromas acústicos, craniofaringiomas, meningiomas e tumores metastáticos e da base do crânio. A Gamma Knife é fabricada pela Elekta Instruments, Inc, uma firma sueca fundada por Leksell em 1972, e que fabrica e vende também outros equipamentos para cirurgia estereotáxica, baseados em invençòes de Lars Leksell.

"Os instrumentos usados pelo cirurgião precisam ser adaptados para a tarefa, e no que diz respeito ao cérebro humano, nenhum instrumento é suficientemente refinado."

Para Saber Mais



De: A Histórica da Psicocirurgia
Por: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Em:Revista Cérebro & Mente, Junho 1997


13 de 15 páginas