13 de 13

Funcionamento do Sistema Nervoso Durante o Ato Sexual

As reações fisiológicas, psicológicas e comportamentais que acompanham o ato sexual são mediadas por um complexo mecanismo envolvendo:

o sistema nervoso somático e autônomo;
o sistema circulatório periférico ao nível da genitália;
a medula espinhal e nervos periféricos do abdomen inferior;
o sistema nervoso central;
o sistem endócrino (hormônios sexuais).

Todos estes sistemas interagem entre eles de uma forma complexa.

O Sistema Nervoso Durante o Ato Sexual

Nível Local





O toque e a estimulação mecânica da genitália externa no homem e na mulher, por meio de presão, tato e atrito...

Spinal Level


...provoca a excitação de vários tipos de receptores sensoriais localizados na na pele, mucosa e teciso subcutâneo. Esta excitação viaja através de nervos sensoriais , do abdomen inferior à medula sacral e inicia numerosos reflexos autonômicos (simpáticos e parasimpáticos),os quais controlam o afluxo seletivo de sangue a estas regiões, secreção de glândulas e a contração de músculos lisos nos órgão sexuais.

Estas reações ocorrem independentemente de porções mais altas do sistema nervoso, desde que elas podem ser provocadas, por exemplo, em indivíduos tetraplégicos que tiveram suas medulas seccionadas por acidente em níveis amais altos. De fato, ereção e ejaculação pode ser alcançada em tais indivíduos, com o resultado de que muitos são capazes de ter filhos após o seu acidente.

Central Level



O córtex sensorial e o sistema límbico, além de suas funções sinalizadoras, excitam o hipotálamo e outras estruturas que controlam o sistema nervoso autonômico, com o resulatdo que reflexos da medual espinhal acompanhando o coito se tornem ainda mais estimulados, em um tipo de "looping" auto-sustentado.

O hipotálamo, por sua vez, excita a hipófise, que libera hormônio na corrente sanguínea que está circulando no corpo. Este hormônio é capturado pelos ovários e testículos, os quais são por meio disto estimulados a liberar hormônios gonadais na corrente sanguínea. Os hormônios, tais como a oxitocina, FSH e LH atuarão perifericamente para modular os circuitos locais nos órgão sexuais mais sensíveis ao estímulo nervoso.


Central Level




Ao mesmo tempo, os impulsos sensoriais saem da genitália, em resposta ao tato e às respostas locais (por exemplo, ereção do pênis, viajam para a medula espinhal até o cérebro, ao córtex sensorial e ao sistema límbico (o cérebro emocional), onde eles eliciam percepção consciente e reaçoes prazerosas (emocionais) prazerosas.

Integração entre Níveis

Ainda que o intercurso entre os níveis local, espinahl e central sejam esseciais ao desenvolvimento da resposta sexual normal no homem e na mulher, em humanos, os mecanismos cerebrais (central) são mais importantes que em outros animais. Por exemplo, excitação sexual pode ser adquirida em virtude apenas de mecanismos centrais. Ouvir, ver e sentir cheiros, o assim chamdo "estímulo erótico", que é a maioria das vezes aprendido e de origem cultural, pode evocar excitação sexual através de sistemas sensoriais, sistem límbico, hipotálamo, e sistema nervoso autônomo.


13 de 13

Ir para a primeira página deste artigo


Autor: Silvia Helena Cardoso and
Renato M.E. Sabbatini, PhD