Voltar

Freios das Reações Emocionais

Uma anormalidade descoberta recentemente em uma área do cérebro que ajuda a controlar reações emocionais poderá conduzir a um novo entendimento do porquê pessoas desenvolvem depressão e outros distúrbios afetivos.

Usando PET, pesquisadores encontraram em pacientes com depressão unipolar (episódios apenas de depressão) e bipolar (alternância entre depressão e mania), uma área do córtex pré-frontal (região subgenual) com atividade anormalmente diminuida. Esta região está relacionada com o processamento emocional e tem extensas conexões com outras áreas do cérebro responsáveis por controlar a dopamina, noradrenalina e serotonina, as quais exercem funções importantes na regulação do humor.

Além disso, no mesmo estudo, em imagens feitas com ressonância magnética funcional (MRIf), demonstrou-se uma redução na matéria cinzenta da mesma região de 48% em pessoas com depressão unipolar e 39% com bipolar.

De acordo com o pesquisador Dreverts, "esta área poderia atuar como um conjunto de freios para respostas emocionais, ajudando-nos a manter tons emocionais apropriados. Quando aquele tecido não funciona apropriadamente, isso pode ser análogo a ter uma perda de freios emocionais, de modo que variações anormais de humor podem ocorrer. Medicações anti-depressivas podem compensar esta perda."

Nature, 386:(6627), 824-827, 1997