Voltar

Drogas Que Melhoram a Memória

A acetilcolina e o glutamato são alguns dos neurotransmissores que exercem funções importantes no processamento da memória. Na doença de Alzheimer estes neurotransmissores estão reduzidos porque os neurônios que fazem o neurotransmissor e o liberam, estão degenerados.

O cognex (tacrine), uma droga que aumenta os níveis de acetilcolina no cérebro, foi a primeira droga a ser aprovada para o tratamento de Alzheimer e ainda hoje é utilizada, embora não seja completamente efetiva. A aricept (hidrocloreto de denezepil) atua de modo semelhante ao cognex e também nao é satisfatoriamente efetiva.

BIBN-99 é uma outra droga que, ao ter sido injetada em ratos, aumentou em até 20% a memória dos animais idosos. As moléculas desta droga ocupam receptores sobre a membrana celular, bloqueando a entrada de acetilcolina para dentro da celula, permitindo assim, que ela exerca a sua função.

Um novo estudo mostrou que a fisiostigmina é mais uma droga que também melhora a performance de um tipo de memória que possuimos, a memória operacional (processo de armazenamento temporario da informação). Esta droga exerce um efeito semelhante ao do cognex. Ela melhora a eficiencia e reduz o esforço necessário para excecutar tarefas da memoria operacional (o teste foi o reconhecimento de faces). (nota: a fisiostigmina nao é uma droga nova, ela é bem conhecida por tratar sintomas de asma, glaucoma, sindrome do colon irritavel, vertigem e até doença de Parkinson).

Uma nova droga que ainda está sendo investigada para testes de memoria no NIH (resultados não publicados) é a CX-516, que atua sobre o glutamato, mimetizando os efeitos do neurotransmissor perdido. Esta droga mostrou scores dramaticamente aumentados em testes de memória, mesmo em voluntarios saudaveis de 65 a 73 anos.

Proceedings of the National Academy of Sciences 94:6512-6516, 1997