As Estruturas do Cérebro e Suas Funções

Silvia Helena Cardoso, PhD

Os cem bilhões de células nervosas do cérebro formam uma grande massa de matéria branca e cinzenta dentro do crânio, revelando uma série de agrupamentos de células.

Cerebelo

Tronco Encefálico

Mesencéfalo

Ponte

Bulbo

Gângios da base

Cerebelo - Os neurônios do cerebelo se comunicam com outras regiões do cérebro e medula espinhal, facilitando a coordenação dos movimentos e controlando o equilíbrio e a postura. Estudos recentes mostraram que o cerebelo tem também a capacidade de perceber os mais refinados objetos, como a distinção entre uma moeda de 25 centavos e 50 centavos, no escuro. Ele também tem um papel na fala e na escrita.

O Tronco encefálico

O tronco encefálico possui centros que regulam várias funções que são vitais para a sobrevivência tais como respiração, frequência cardíaca, pressão sanguínea, digestão e algumas ações reflexas tais como o vômito.

Mesencéfalo

Ponte - (acima da medula). Serve como uma estação relé (passagem de várias fibras neuronais) entre os hemisférios cerebrais e o cerebelo.

Bulbo - (contínuo com a medula). É a parte mais inferior do cérebro posterior. Esta é uma região de aproximadamente 2.5 cm que controla a respiração e frequência cardíaca.

Silvia Helena Cardoso é psicobióloga, com doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. Pesquisadora associada do NIB/UNICAMP , editora-chefe e realizadora da Revista "Cérebro & Mente".

Revisto pelo neuroanatomista Prof. Dr. Norberto Cysne Coimbra, MD, PhD. Laboratorio de neuroanatomia e neuropsicobiologia, Departamento de Morfologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão-USP, (SP), email: nccoimbr@fmrp.usp.br.

Realização: Núcleo de Infomática Biomédica

Silvia Helena Cardoso, PhD
Correspondência: cerebro@nib.unicamp.br

Copyright 1997 Universidade Estadual de Campinas