Gânglios Basais: Os Centros do Movimento

Silvia Helena Cardoso, PhD



Horizontal section from the Visible Human 

Os gânglios basais são grandes massas de matéria cinzenta embebidas na parte inferior de cada hemisfério e derivada principalmente do telencéfalo (veja os componentes do telencéfalo na pág.2).
Os gânglios basais estão relacionados com a criação e execução de planos motores. Observe uma pessoa com um problema típico dos gânglios basais, tais como a Doença de Parkinson, caracterizada pela dificuldade em começar ou parar a seqüência do andar, e perceba quão profundamente estes núcleos estão envolvidos na vida diária.
Estes núcleos são responsáveis não somente pela integração da atividade motora, mas também provavelmente pela programação, iniciação, e terminação de tal atividade.
Existem outras definições do termo gânglios basais: o arquiestriado, o paleoestriado, e o neoestriado.
 
 
Arquiestriado consiste da Amígdala
Paleoestriado
(paleo = antigo ) ou pálido
consiste do Globo pálido
Neoestriado
(neo = novo) Este é filogeneticamente o novo componente do cérebro, Ele aparece no cérebro de répteis e forma a maior parte do corpo estriado em mamíferos
consiste dos Núcleo caudado 
Putamen
(os dois juntos são chamados corpo estriado)

Os neurônios no caudado e putamen são basicamente de dois tipos, neurônios de projeção e interneurônios. Ele contém o neurotransmissor inibitório ácido Gama-aminobutírico (GABA).Outros neurônios têm função interneuronal. Eles usam o neurotransmissor acetilcolina e são excitatórios. Todo o neurônio também contém vários neuropeptídeos (encefalina, substância P, neuropeptídeo Y) que são co-liberadores com os neurotransmissores



 
 
 
 

Os Componentes dos Gânglios Basais
 
Author: Dr. Silvia Helena Cardoso
Center for Biomedical Informatics
State University of Campinas, Brazil

Copyright 1997 State University of Campinas