Tronco Encefálico

Silvia Helena Cardoso, PhD


Modificado de Medcina e Saúde
Tradução

Atlas = Atlas
Brain stem = Tronco encefálico
Cerebral peduncle = Pedúcnculo cerebral
Floor of fourth ventricle = Assoalho do 4o. ventrículo
Inferior and superior colliculus = colículos inferiores e superiores
Medula = bulbo
Midbrain = Mesencéfalo
Piramide = Pirâmide
Pons = Ponte
Spinal cord = medula espinhal

O tronco encefálico (brain stem) é constituído pelo:

Ele é ponte que liga o bulbo ao mesencéfalo. Ele é formado por núcleos de neurônios de onde partem os prolongamentos que constituem as células nervosas. Os prolongamentos revestidos de substância branca que é a mielina e os corpos celulares com a coloração característica, formam também, no tecido do tronco encefálico, as substâncias branca e cinzenta.

O tronco encefálico é uma complexa rede de fibras e células que em parte serve como uma "estação" de informações a serem enviadas do cérebro para a medula espinhal e cerebelo e vice-verça.

Muitas ordens que comandam o funcionamento de diversos órgãos provém de alguns núcleos do tronco encefálico e são conduzidos por fibras motoras (descendentes). De todo o corpo chegam "mensagens" através de fibras sensitivas (ascendentes).

As fibras nervosas e sensitivas se unem para formar nervos. A porção do sistema nervoso central situada dentro da caixa craniana está relacionada a doze pares de nervos (cranianos). Dez deles emergem do tronco encefálico.

Os movimentos executados em cada ponto do organismo dependem de órdens emitidas pelos centros nervosos. o sangue, por exemplo, não circularia pelo corpo se os centros instalados no bulbo não dessem essa ordem.

O tronco encefálico possui centros que regulam várias funções que são vitais para a sobrevivência tais como respiração, consciência, frequência cardíaca, pressão sanguínea, digestão e algumas ações reflexas tais como o vômito.

Mesencéfalo

Ponte - (acima da medula). Serve como uma estação relé (passagem de várias fibras neuronais) entre os hemisférios cerebrais e o cerebelo.

Bulbo - (contínuo com a medula). É a parte mais inferior do cérebro posterior. Esta é uma região de aproximadamente 2.5 cm que controla a respiração e frequência cardíaca.


The Global Brainstem '97 by John K. Harting, Ph.D.

University of Wisconsin Medical School

Realização: Núcleo de Infomática Biomédica

Silvia Helena Cardoso, PhD
Correspondência: cerebro@nib.unicamp.br

Copyright 1997 Universidade Estadual de Campinas