Há mais variedades de emoção negativa que de emoção positiva e é claro que o cérebro trata de forma diferente essas duas variedades. Talvez Tolstoi tenha tido uma intuição semelhante quando escreveu, no início de 'Ana Karenina': Todas as famílias felizes são parecidas umas com as outras, cada família infeliz é infeliz à sua maneira." ANTONIO DAMASIO


A consciência nos separa dos outros animais e das máquinas - ou não ? Pode a consciência ser reduzida cientificamente a processos químicos e mecânicos ? Se assim for, onde ficam o amor, a dor e os sonhos ? DANIEL DENNETT


Enquanto o hipocampo recorda 'secamente' os fatos, a amigdala retém o componente emocional neles imbutido. O hipocampo é crucial para reconhecer, por exemplo, um determinado rosto como sendo o de sua prima. Mas é a amigdala quem vai informar se você gosta, ou não, desse rosto ou dessa prima."
DANIEL GOLEMAN


As descobertas em neurociência tendem a mudar certas ortodoxias na filosofia. Em particular, deve transfigurar a epistomologia,à medida que se descobre o que realmente significa, para o cérebro, aprender, teorizar, saber e representar. Talvez até explique porque as ciências e a matemática são possíveis para a nossa espécie. Assim é que o cérebro interpreta o cérebro, teorizando sobre o que o cérebro teoriza, descobrindo o que o cérebro faz quando descobre e se modificando, para sempre, pelo conhecimento.
PATRICIA SMITH CHURCHLAND


A transferência de informação, dentro do cérebro,não é como um trem se movendo de estação em estação, e sim como a divulgação de um rumor. A transferência ocorre, simultaneamente, em múltiplas áreas cerebrais, via uma rede de fibras nervosas largamente distribuidas através do órgão.
RICHARD RESTAK


Trinta e oito gerações separam-nos de Aristóteles. Neste espaço de tempo, aprendemos que o cérebro não é um órgão destinado a refrigerar o sangue, como afirmava aquele filósofo, conquanto seja capaz de fazer coisas bem mais admiráveis.
JÚLIO ROCHA DO AMARAL


Nós captamos, dentro de uma limitada faixa de ondas, fótons defletidos de objetos e, a partir deles, construímos cores. Nós captamos esparsas vibrações do ar, dentro de uma estreita banda de frequência e fazemos com que se tornem sons. Nós captamos, do ar e das águas, vapores de substâncias químicas e as transformamos em odores e paladares. E, assim, criamos um maravilhoso mundo em torno de nós, o qual é. apenas, o mágico produto de nossos sistemas sensoriais e de nossa mente. Nada disso existe lá fora. Na verdade, o universo é incolor, insípido, inodoro e silencioso.
JORGE MARTINS DE OLIVEIRA

Conhecimento e Imaginação são os maiores de todos os poderes.
SILVIA HELENA CARDOSO