Alucinações

Voltar para o artigo

De acordo com o Dorland's Medical Dictionary, Edition 28, as alucinações (manifestações comuns de doenças neuropsiquiátricas) são "uma percepção sem uma fonte no mundo externo; uma percepção de um objeto-estímulo externo, na ausência de tal objeto".

Todos os sentidos podem ser sujeitos a atividade alucinatória. Assim classificamos as alucinações como auditivas, visuais, olfativas, gustativas, hápticas (táteis), cinestésicas (envolvendo o sentido de movimentos corporais) e somáticas (envolvendo a percepção de experiências físicas ocorrendo com o corpo).

As alucinações podem ser sensações bem formadas, bem definidas e reconhecidas (por exemplo, alucinação auditiva de vozes falando com a pessoa ou sobre ela) ou sensações elementares uniformes (sons estranhos, vozes irreconhecíveis falando coisas ininteligíveis).

As alucinações são a expressão de atividade cerebral disfuncional devida a lesão tecidual (tumores, acidentes vasculares, cicatrizes, parasitas, infecções), intoxicações (drogas ou produtos metabólicos) ou à ação de fatores ainda não identificados (por exemplo, as alucinações da esquizofrenia e dos transtornos afetivos).

A utilização de técnicas modernas como a tomografia cerebral por emissão de pósitrons permitiu aos investigadores identificar correlatos fisiológicos da atividade alucinatória, como por exemplo: ativação de áreas interconectadas na profundeza do interior do cérebro (tálamo bilateral, hipocampo esquerdo, circunvolução para-hipocampal, cíngulo anterior direito e córtex orbitofrontal esquerda) e de outras áreas na superfície do cérebro (córtices visual e auditivo); ativação reduzida na circunvolução temporal média esquerda, na área motora suplementar rostral e no córtex pré-frontal medial esquerdo.

Informação adicional pode ser encontrada nos seguintes sites: http://www.schizophrenia.com.newsletter/697/697halluc.htm
http://www.apa.org/monitor/jan97/image.html
http://www.futur.com/webtrack/sep96/sept2.htm

Voltar para o artigo

Realização:   Núcleode Infomática Biomédica
Universidade Esatdual de Campinas
Correspondência