Drogas

Pimozide - é uma droga anti-psicótica que pertence ao grupo das difenilbutilpiperidinas. É estruturalmente similar às butirofenonas, outro grupo muito bem conhecido de drogas antipsicóticas, que inclui o haloperidol. Pimozide exerce sua ação antipsicótica bloqueando receptores dopaminérgicos centrais pré e pós-sinápticos.

Carbamazepina - é uma droga iminodibenzilica. Primeiramente usada para tratar epilepsia, é agora empregada em casos de transtornos afetivos (episódios maníacos, depressão, transtornos bipolares) e transtornos esquizoafetivos. Seus efeitos terapêuticos devem-se a ações sobre receptores benzodiazepínicos periféricos ligados a canais de cálcio, à potencialização de receptores adrenérgicos alfa 2 ou à estabilização de canais de sódio neuronais.

Clonazepam - droga benzodiazepínica que age em receptores associados com receptores GABA e canais de íons de cloro. Como todos os outros membros dessa família química, clonazepam potencializa os efeitos do GABA sobre seus receptores, aumentando assim o fluxo de íons cloro para o interior do neurônio. Clonazepam é usado no tratamento de crises epilépticas, transtorno do pânico, fobias sociais e transtornos afetivos (mania aguda e transtornos bipolares).

Realização:   Núcleode Infomática Biomédica
Universidade Esatdual de Campinas
Correspondência