W. Grey Walter

Uma Breve Biografia

W. Grey Walter nasceu em Kansas City, Missouri, em 1910. Seus antecedentes eram originalmente alemães e britânicos, do lado paterno e americanos/britânicos, do lado materno. Ele mudou-se para a Inglaterra com apenas 5 anos de idade, onde foi educado, primeiro na Westminster School, e depois no King's College, em Cambridge, onde se formou em 1931. Ele não conseguiu obter uma bolsa de pesquisa em Cambridge, por isso passou a dedicar-se à pesquisa básica em neurofisiologia em hospitais de Londres, entre 1935 e 1939. Posteriormente, transferiu-se para o Burden Neurological Institute, em Bristol, onde ficou como pesquisador entre 1939 e 1970. Ele também desenvolveu diversas pesquisas nos Estados Unidos, na União Soviética, e em vários outros pontos da Europa.

Um neurofisiologista respeitado em todo o mundo, Walter trabalhou extensamente com o EEG (eletroencefalografia). Ele foi o descobridor das ondas teta e delta, que são associadas ao sono leve e profundo, respectivamente, e desenvolveu novos métodos, como a primeira máquina de  topografia cerebral do EEG, que fazia mapas eletroencefalográficos, e que era baseada em um conjunto de osciloscópios com varredura espiral, conectados a amplificadores de alto ganho.

No final dos anos 40, o Dr Grey Walter realizou pesquisas pioneiras sobre os primeiros robôs móveis autônomos no Burden Neurological Institute, como parte de suas investigações sobre modelos das funções cerebrais. Ele queria estudar as bases das ações reflexas simples e testar sua teoria de que comportamento complexo pode surgir a partir de conexões neuronais simples. Em seus experimentos altamente criativos, obteve sucesso em criar os robôs em forma de tartaruga, aos quais batizou de "Elsie" and "Elmer"; sendo assim altamente influente no nascimento da nova ciência da cibernética. Seus trabalhos foram muito lidos e obtiveram ampla repercussão na época, através da revista "Scientific American", em 1950 e 1951, e em seu livro "The Living Brain" (O Cérebro Vivo, de 1953). Recentemente uma das tartarugas originais foi descoberta pelo Dr. Owen Holland, da University of West of England, tendo sido restaurada e posta para funcionar, em 1995. Um exemplar das suas tartarugas de segunda geração está na coleção de tecnologia do prestigioso Smithsonian Institution, em Washington, DC.

Ele se casou duas vezes, e teve dois filhos do primeiro casamento e um do segundo. De acordo com seu filho mais velho, Nicolas Walter, "ele se situava politicamente à esquerda, um camarada-viajante comunista, antes da Segunda Guerra Mundial, e um simpatizante dos anarquistas, depois dela. "

Em 1970 o Dr. Grey Walter foi gravemente ferido em um acidente de automóvel nos EUA, morrendo sete anos mais tarde, sem ter se recuperado totalmente do mesmo.
 

Referências

Sites na Web

 Renato M.E. Sabbatini, PhD 

Copyrigt 1999 Renato M.E. Sabbatini
All Rights Reserved
Publicado em: 25 Julho 1999
URL: http://www.epub.org.br/cm/n09/historia/greywalter.htm