Aconselhar um estudante do outro lado do planeta, requer, às vezes, que trabalhemos à noite, em nossas casas.
Telementoring (Tutoria a Distância) 
Novos Horizontes para a Aprendizagem em Neurociências

Silvia Helena Cardoso, PhD
 
 

Onde quer que estejamos, e a qualquer momento, temos a oportunidade
de trabalhar pelo bem coletivo


 
 





Veja também: Telementoring on Neuroscienc

As novas tecnologias da informação como a Internet estão modificando radicalmente a maneira como interagimos. As redes eletrônicas globais estão efetivamente destruindo as antigas barreiras de tempo e espaço e suplantando as barreiras entre as disciplinas, as instituições e os países. O acesso ao conhecimento, à aprendizagem e ao diálogo modifica-se de maneira global e irreversível.

Posso afirmar isso a partir de minha experiência pessoal. Como autora e editora chefe de "Cérebro & Mente", uma revista eletrônica sobre neurociências, meu correio eletrônico está aberto a quem quer que leia os artigos e documentos. Isto traz suas consequências: a exposição na Internet quase que invariavelmente causa uma avalanche de contatos e interações, de modo que tenho notado que o número de estudantes e profissionais que buscam informações e aconselhamentos sobre neurociências está aumentando bastante. A qualquer hora, de dia ou de noite, eles surgem na tela de meu computador, pedindo orientação sobre projetos científicos, tarefas escolares, literatura científica, onde encontrar mais informações sobre um determinado assunto, como definir os conceitos de neurociência, ou mesmo como encontrar oportunidades educacionais e dirigir melhor seu próprio futuro.

A disponibilidade instantânea e constante de autores, editores, palestras, professores e pesquisadores através da Internet é um dos aspectos revolucionários do mundo interconnectado. Isso possibilita que qualquer pessoa possa aprender qualquer assunto, independente de seu nível educacional ou de matrícula formal em cursos, escolas ou universidades. Estudantes de todas as idades têm me procurado solicitando opiniões e conselhos, desde colegiais que necessitam de informação para projetos de feira de ciência, até estudantes de medicina com um desejo ardente de orientação para suas futuras vidas profissionais. Conselhos generosos e cuidados no momento adequado têm a potencialiade de literalmente transformar vidas, como tenho visto muitas vezes. A disponibilidade é essencial e, às vezes, isso significa escrever longas mensagens eletrônicas, à noite, em minha casa, sem nenhuma recompensa financeira, exceto pela beleza e sentimentos calorosos que sentimos quando ajudamos os outros e vendo como isso funciona. Existe até mesmo um nome para essa atividade: telementoring (tutoria a distância).

Minha experiência pessoal nos últimos anos convenceu-me que nunca houve uma época tão desafiadora para a educação, e nunca tivemos tal oportunidade para repensarmos o processo global de aprendizagem. Educadores, pais, empresários e outros membros da comunidade estão colocando questões fundamentais tais como: como podemos ajudar os estudantes a desenvolver mentes flexíveis e elevadas habilidades de pensamento para viver em nosso mundo em rápida transformação?  Como podemos ajudar os estudantes a dominar as informações e habilidades básicas, desenvolver a compreensão e o conhecimento e aprender a aplicar o que aprenderam?

Neurofisiólogos como Marian Diamond, da Universidade da Califórnia em Berkeley, apontam para a importância da simulação de ambientes estimuladores e enriquecedores para o estabelecimento das bases físicas, mentais e emocionais da aprendizagem. Muitas informações estão disponíveis agora sobre  a plasticidade do cérebro humano e a capacidade de modificação da inteligência. Precisamos de novas maneiras para avaliar tanto o potencial e o resultado da aprendiagem bem como compreender como criar ambientes e usar estratégias para tornar isso possível.

A tecnologia interativa e a hipermídia são ferramentas que promovem ambientes extremamente enriquecidos para a aprendizagem e têm sido utilizados por educadores e estudantes de maneira poderosa para expandir mais ainda a mente humana. Elas oferecem as maneiras de explorar a inteligência de modo similar a ao funcionamento da mente -- às vezes de maneira sequencial, às vezes, aleatória.

Necessitamos de educadores com um profundo sentido de ciência da informação para ajudar tanto os estudantes como os professores a explorar esses novos ambientes virtuais de aprendizagem. Devemos encorajar a curiosidade e a investigação que são tão inerentes ao ser humano, em especial os mais jovens. A evolução da sociedade requer que todos aprendam o tempo todo. Nossa tarefa diária é aprender, de preferência não em isolamento, mas com um grupo de seres humanos companheiros, de modo cooperativo, transmitindo idéias e produzindo novos conhecimentos. Desse modo, nos conheceremos melhor a nós mesmos, e nos conectaremos melhor ao meio ambiente e às pessoas. Teremos mais apoio para propor soluções, resolver nossos problemas mais urgentes e transformar a sociedade.

No gigantesco mundo cibernético sem fronteiras, necessitamos urgentemente dominar boas habilidades navegacionais e interpretativas. Nessa nova ordem, o papel do professor não é mais apenas ensinar e sim induzir a aprendizagem, isto é, encorajar o estudante a buscar a informação e a construir seu conhecimento.  Aconselhar, mostrar onde encontrar informações confiáveis e pertinentes, ajudar os estudantes a ler, a interpretar, a relatar e a contextualizar são algumas das tarefas do Novo Professor. O prof. Jacques Marcovitch, reitor da Universidade de São Paulo, enfatizou corretamente essa tendência, ao afirmar:"a educação será focalizada cada vez mais na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que na instrução conduzida pelo professor." Esta é a básica clássica do "construtivismo" ou aprender a descobrir. A Internet é, sem dúvida alguma, o meio ideal para essa descoberta.

Pierre Lévy, da Universidade de Paris, França, o notável pesquisador dos impactos das novas mídias na educação, pensa que não devemos restringir a educação aos rígidos e pré-moldados programas de estudos ou em categorias estáticas, e sim permitir processos de aprendizagem mais livres e mais naturais e orgânicos. Lévy está convencido de que a Internet confere às pessoas a liberdade de se expressar para o mundo e mostrar o que sabem. Estatísticas recentes (do final de 2000) mostram que mais de 25 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos já contribuiram com alguma informação para a Intenet (25% da população de usuários).

E podemos fazer tudo isso agora! Mostrando aos estudantes como juntar esse conhecimento muda os processos, como ser pensadores originais e investigadores independentes, como compartilhar o conhecimento das "jóias" que encontram na Internet é muito mais importante do que apenas checar se eles cumpriram uma rígida lista de objetivos de aprendizado, estabelecido por um programa educational formal. Dessa maneira ("aprendendo ao fazer", "aprendendo pela descoberta", "aprendendo ensinando"), a educação torna-se muito mais atraente, valiosa e recompensadora. Os problemas motivacionais que afetam todos os níveis de escolaridade podem ser parcialmente solucionados com essa abordagem simples.

O potencial revolucionário da tutoria a distâncoa é imenso. Imagine, por exemplo, o que significa "aprendizagem sob demanda". Dado que o aprendizado assíncrono é possível graças à Internet, isto é, não há necessidade de um calendário escolar pré-determinado, estabelecer datas para início e término dos cursos, etc, visto que podem permanecer disponíveis todo o tempo. Se alguém precisa aprender algo esta semana ou mesmo no dia seguinte, ela não precisará mais esperar. No futuro, uma quantidade enorme de todos os tipos de cursos assíncronos (em tempo não real) estarão disponíveis, quebrando assim os velhos paradigmas da educação tradicional.

A cooperação com as comunidades, a recompensa às atividades de teletutoria na Internet e a construção do conceito de ética na Internet relacionada a essa nova atividade são também etapas importantes. Temos que ter em mente antes de aplicarmos essa excelente e revolucionária ferramenta, precisamos pensar sobre o verdadeiro impacto na educação e a sociedade como um todo. Além disso, precisamos lembrar que, apesar de extremamente conveniente em muitas situações, a Internet não é uma "Salvadora da Pátria" que pode resolver tudo, a tecnologia não substitui os contatos pessoais e a educação presencial.


Veja:

Telementoring -  Tutoria a Distância em Neurociências. Por Silvia Helena Cardoso
 

Referências

Counseling Supervisees Experiences of Distance Clinical Supervision
Positive Trends In Learning: Meeting the Needs of a Rapidly Changing World

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O Autor

Silvia Helena Cardoso, PhD. Psicobióloga, mestre e doutora em Ciências. Fundadora
e editora-chefe da revista Cérebro & Mente. Universidade Estadual de Campinas. 


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