A Evolução da Inteligência

Parte 3: A Evolução dos Primatas Humanos

Renato M.E. Sabbatini, PhD
Ir para a primeira página

Começando pelos ancestrais comuns que os seres humanos compartilham com os antropóides, o ramo dos primatas humanos começou também na África, provavelmente há 6 a 8 milhões de anos, e chegou até o homem moderno (que apareceu provavelmente cerca de 150.000 a 200.000 anos atrás e depois se espalhou para o resto do mundo). Eles são chamados de hominídeos, e estão incluídos na superfamília de todos os antropóides, os Hominoidea, cujos membros são chamados de hominóides.

A árvore evolucionária do homem não é uma linha única e contínua ao longo do tempo, como muitas pessoas pensam. Os cientistas têm muitas evidências da existência de muitos "troncos mortos", ou seja, muitas espécies de hominídeos que se extingüiram sem deixar descendentes. É muito difícil determinar nossa linha evolucionária direta, e existe ainda vários elos faltantes, sem mencionar que algumas vezes existe discordância entre cientistas sobre o que constitui a melhor probabilidade.

A "árvore familiar" dos antropóides e seres humanos. Não existe registro fóssil para os grandes antropóides, de modo que o ponto exato de ramificação pode ser estimado apenas com base na análise da biologia molecular. A linhagem exata dos ramos extintos dos Australopitecos (tais como A. bosei, A. aethiopicus, A. robustus) e o papel do A. africanus na linhagem direta do homem ainda estão em aberto.
à disputa.

Entretanto, nós sabemos que nossa linha evolucionária teve dois momentos principais: o primeiro e mais antigo foi aquele do hominídeo africano, que abrange o gênero Australopithecus. O segundo e mais recente é do gênero Homo, incluindo as espécies extintas que foram quase que certamente nossos ancestaris diretos: Homo habilis and Homo erectus. Eles viveram cerca de 2 a 2.5 milhões de anos atrás e seus restos foram descobertos na Ravina de Olduvai, na atual Tanzânia, e no lago Turkana, no Quênia. O Homo habilis, como diz seu nome, foi a primeira espécie a manufaturar ferramentas e usar o fogo.

Esquerda. Locais no mundo onde foram encontrados restos de esqueletos de hominídeos e Homo pré-históricos. Direita: Fluxos migratórios globais das 3 espécies de Homo.
Observe como as regiões do leste e do sul da África abrigam a maior parte dos achados mais antigos.

O Homo erectus foi o primeiro a sair da África para o resto do mundo, incluindo Europa, Oriente Médio e Ásia. Esta espécie tornou-se extinta em todos os locais exceto na África, onde deu origem ao chamado Homo sapiens arcaico (ainda falta um elo perdido entre o H. erectus  e o H. sapiens). Portanto, a África meridional parece ter sido o verdadeiro "berço da humanidade".

Esquerda: Reconstrução do Homo habilis. Facialmente, ficava em um meio termo entre o Australopithecus sediba, o hominídeo atualmente considerado como seu antecessor direto, e o Homo erectus

A evolução do Homo sapiens arcaico ocorreu a partir do Homo ergaster, e foi incrementada pelo isolamento causado pelos desertos e montanhas naquela parte do continente. Esta espécie espalhou-se mais tarde para toda a África, Europa, Ásia, 200.00 e 100.000 anos atrás, respectivamente, onde evoluiu para o Homo sapiens neanderthalensis (o homem de Neanderthal, que é uma adaptação a ambientes frios, e não é considerado um ascendente direto do homem moderno, mas sim uma espécie muito relacionada), e o Homo sapiens sapiens, uma adaptação ao clima quente da África.

Os cientistas anunciaram recentemente a descoberta provável de um ancestral comum entre o Neanderthal e o homem moderno, chamado Homo antecessor. Ele viveu cerca de 800.000 anos atrás, no que hoje é a Espanha. Em última análise os Neandertais sucumbiram 30.000 anos atrás provavelmente devido a competição com o Homo sapiens sapiens,  o por acasalamento com eles ou ambos.

Crânio e mão de um Australopithecus sediba

O "garoto deTurkana", um notável esqueleto completo do Homo ergaster encontrado na África, no Lago Turkana, Africa.

"Lucy", um notável achado dos Australopithecus afarensis, encontrado na  Ravina Olduwai, África

Crânio da "Garota de Taung", primeira descoberta de um homem-macaco (Pitecanthropus africanus, nome antigo para Australopithecus africanus) feito por Raymond Dart no sul da África

O chamado modelo "para fora da África" também também tem sido apoiado pela evidência da biologia molecular. Estudos do DNA mitocondrial sugerem que todos os humanos modenos se originaram de uma pequena população vivendo no Sul da África. Como o DNA mitocondrial passa apenas de mulher para mulher, este ancestral nosso já foi apelidado de "Eva Africana".

Abaixo nós vemos um sumário em formato de tabela da principal linha evolucionária da espécie humana.

Australopithecus afarensis
3 milhões de anos atrás  Um hominídeo bípede, de baixa estatura, de 1.2 a 1.5 de altura, que viveu na África. É o segundo australopitecino mais velho achado. As mãos e os dentes eram similares aos de humanos modernos, mas o cérebro não era maior que o de chimpanzés. As pegadas fósseis dos A. afarensis também foram descobertas.

Astralopithecus africanus
3 to 2,5 milhões de anos atrás  Com um esqueleto robusto, A. africanus foi o primeiro hominídeo a ser descoberto, na África do Sul, e era semehante ao A. afarensis. Juntamente com A. robustus, A. aethiopicus e A. boisei, três outras espécies relatadas, eles provavelmente não pertenceram à linhagem Homo, mas formaram um tronco distinto que desapareceu há 1.5 milhões de anos.

Homo habilis
1.8 to 2.4 milhões de anos atrás  Foi o primeiro humano a criar ferramentas de pedra e provavelmente tinham comunicação pela fala. Foi a evolução transitória entre H. erectus e os hominídeos. Surgiu e foi limitado à África meridional e do leste, e provavelmente passava parte de seu tempo em cima de árvores, porque tinha braços longos. Entretanto, não foi muito mais alto que o australopitecos.

Homo erectus
1,600,000 a 250,000 anos atrás  Foi o primeiro humano a viajar amplamente e ocupar muitos continentes. Foi encontrados na Java, Indonesia, China, Europa e África. Usava ferramentas e fogo, vivia em cavernas, caçava em grupos e podia sobreviver em ambientes muito frios. Tinha aprioximadamente o mesmo peso e altura dos humanos modernos.

Homo sapiens neanderthalensis
250,000 a 30,000 anos atrás  years ago. Considerado uma subespécie ou espécie que apareceu em paralelo com o Homo sapiens, ele tinha um crânio achatado e uma pesada crista frontal. O corpo e o tamanho do cérebro eram maiores que os do Homo sapiens. Viveu na África do Norte, na Europa e Oriente Médio. Usavam roupas, cavernas, fogo, enterravam seus mortos e podem ter tido algum  tipo de religião.  Existiu por algum tempo simultaneamente com o H. sapiens, mas desapareceu misteriosamente.

Homo sapiens sapiens
250,000 anos até o presente  Este é o ser humano moderno atual e a única espécie viva remanescente de Homo. Foi precedido pelo Homo sapiens arcaico , que apareceu 500.000 anos atrás, viveu na Europa e Ásia, e tinha o cérebro menos desenvolvido. Tem um crânio alto, com o maior cérebro comparado aos outros, não tem cristas orbitais e a face é plana.

"A Evolução da Inteligência"