A Evolução da Inteligência

Parte 5: Linguagem e Evolução

Renato M.E. Sabbatini, PhD
Voltar para a primeira página

Embora existam muitas diferenças entre os seres humanos e outros animais, especialmente primatas não-humanos, é a capacidade para a linguagem simbólica que realmente nos coloca exclusivamente à parte. Muitas diferenças que temos em relação aos outros primatas são relativamente pequenas, e incrementais em sua natureza, mas não há nada, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, como a nossa capacidade para a linguagem, em todas as suas formas. Segundo os autores Terrence Deacon (em "A Espécie Simbólica") e Ian Tattersal (em "Tornando-se Humanos"), o nosso cérebro deve ter uma diferença fundamental em relação aos cérebros de outros primatas, porque, embora eles pareçam ter alguma capacidade de uso de símbolos e para a comunicação através de sinais e vocalizações, existem enormes diferenças na complexidade da linguagem simbólica humana, que não pode ser explicada por um simples aumento no volume de tecido neural.

A linguagem é tão importante que é provável que a consciência, pensamento, planejamento e muitas outras funções cognitivas superiores no homem sejam determinados pela capacidade única do nosso cérebro para a representação simbólica. Segundo o autor Derek Bickerton, a linguagem não é apenas um meio de comunicação, mas é a base essencial da consciência humana.
Pela representação simbólica, queremos dizer que certos sons (e mais tarde alguns elementos gráficos) são associados pelo cérebro para os elementos do mundo físico. Por exemplo:  o complexo sonora "bola "está associada a um objeto que aprendemos a reconhecer como um  

Redes neurais (mesmo simples) são capazes de generalização poderosas. Assim, somos capazes de extrair os pontos em comum de todas estas coisas diferentes:  e ainda chamá-las de "bola".

Muitos animais podem fazer isso. Psitacídeos falantes, como o famoso papagaio africano cinzento, constroem vocabulários com facilidade. Os cães fazem isso o tempo todo, é claro (existem evidências que podem reconhecer auditivamente dezenas de palavras faladas por seres humanos), e vários macacos antropóides, como gorilas, chimpanzés e orangotangos foram treinados para reconhecer as palavras faladas para literalmente centenas de objetos e situações.

O próximo nível de complexidade, porém, é aprender palavras para coisas que não têm uma contrapartida física, tais como sentimentos, abstrações, etc (exemplo: "amor", "futuro"), ou mesmo conceitos que não existem todos, exceto no nosso cérebro (por exemplo, operações matemáticas). Isso, nenhum animal, exceto o Homo sapiens sapiens pode fazer de forma significativa, embora seja reivindicado por alguns cientistas que chimpanzés treinados no uso da linguagem simbólica são capazes de representar algumas construções mentais e descrição de emoções e sentimentos que tendemos a pensar que seriam exclusivamente humanas, e que também eles são capazes de usá-las para fins práticos.

Os aspectos mais elevados e complexos da linguagem, que são a semântica e a gramática, parecem ser exclusivamente humanos, no entanto. Eles estão intimamente relacionados entre si, e usam o vocabulário (léxica) como base. Vários autores, começando com o famoso lingüista americano Noam Chomsky, propuseram que, ao contrário do que acontece com outros primatas, os seres humanos têm uma capacidade inata, ou um cérebro geneticamente preparado em seus circuitos neurais, para a aquisição de línguas. Esta conclusão foi alcançada por Chomsky quando estudou a maneira como todas as línguas humanas são intrinsecamente organizadas, e que o levou ao revolucionário modelo teórico da chamada "gramática transformacional generativa". Apesar da enorme variação entre os milhares de línguas e dialetos que estão presentes nas raças humanas, Chomsky e outros lingüistas têm sido capazes de detectar elementos comuns que poderiam ser atribuídas a esta capacidade cerebral básica. A evidência científica, até agora, dá credibilidade à sua hipótese, porque as crianças são capazes de aprender a falar e entender muito cedo na vida, sempre da mesma maneira, e em praticamente qualquer idioma que esteja presente em seu meio de desenvolvimento, sejam naturais ou artificiais.

Assim, há uma série de perguntas intrigantes sobre as origens da linguagem e sua relação com a inteligência humana, que até agora não foram completamente respondidas:

Evolução e Linguagem

A linguagem através da voz, ou fala (a primeira forma a ser adquirida pelos humanos, mas que é a base de todas as outras formas), é o resultado de uma complexa interação entre milhares de áreas do cérebro e as estruturas e mecanismos neurais de percepção e ação, atividade muscular, respiração, etc. No entanto, pouco se sabe sobre como ela funciona e como ela surgiu ao longo do curso da evolução humana. Claramente, a linguagem tinha originalmente, uma função adaptativa (provavelmente de melhor comunicação entre os integrantes do grupo social), mas posteriormente ela se transformou em uma "ferramenta" tão geral e poderosa, que se tornou independente de funções puramente evolutivas, Poesia, por exemplo, e muitas outras conseqüências abstratas de se ter uma linguagem, certamente não são necessárias para a sobrevivência! Derek Bickerton expressa isso claramente quando escreveu que a linguagem é uma "adaptação evolucionária que nos permite formar padrões de informação que podemos agir sem ter que esperar para a experiência para nos ensinar".

Foram os primeiros hominídeos capazes de expressão vocal simbólica? Não sabemos ao certo, porque os restos fossilizados não preservam os tecidos moles que poderiam nos dar uma pista, como a laringe, cordas vocais, a língua, e as estruturas do cérebro que sabemos que são responsáveis pelo comando de articulação da fala (a assim chamada área de Broca, situada no terço inferior da convolução frontal), etc.  Comparando a área orofaringea e glótica de chimpanzés e de seres humanos, vemos que estes últimos desenvolveram várias características anatômicas, como palato em forma de abóboda e sem uma crista central, lingua maciça, redonda e altamente móvel em sua ponta e dorso, com capacidade de encostar totalmente no palato, possibilidade de bloquear a comunicação direta das narinas com a faringe, uma faringe mais longa, cordas vocais robustas e extremamente móveis, etc., que são essenciais para a fala.

Os crânios humanos modernos têm um aspecto muito característico, que é uma flexão da base do crânio achatada e girada em quase 90 graus em relação à coluna vertebral, que tem a função de criar um espaço maior no pescoço para as estruturas anatômicas responsáveis pela fala articulada, nossa "caixa de voz". Primatas não-humanos têm uma base de crânio mais inclinada para trás nesta área, mostrando sinais de uma flexão menos pronunciada, assim como um aparelho vocal incapaz de elaborar as modulações sutis exigidas pela fala articulada. Hominídeos primitivos, como as várias espécies de Australopithecus, também não apresentam a característica de flexão, por isso, é altamente improvável que eles tivessem fala articulada. Começando com o Homo erectus, no entanto (a evidência de seu antecessor, o Homo habilis, não está clara a partir do registro fóssil), há sinais iniciais de flexão da base do crânio. Então, provavelmente esta espécie e sua sucessores (Homo ergaster, Homo sapiens antigos e Homo sapiens neanderthalensis) tinham algumas formas primitivas de expressão. Parece claro que a flexão de quase 90 graus do crânio em relação à coluna vertebral foi causada pela postura ereta por alguns milhões de anos, portanto essa é mais uma consequência do bipedalismo sobre o desenvolvimento da inteligência.

Outra evidência é fornecida pelo relevo endocraniana do cérebro (impressões negativas deixadas pelas convoluções corticais sobre a superfície interna dos ossos do crânio). Embora os resultados não sejam conclusivos, o Homo erectus, por exemplo, mostra sinais de que ela tinha bem desenvolvidas áreas corticais responsáveis pelo comando da fala (área de Broca). Isto não é mostrado, mais uma vez, em outras espécies de hominídeos antecessores.

Destreza Manual e Linguagem

Uma teoria intrigante propõe que a linguagem simbólica começou com gestos de mão. O primeiro passo na evolução da humanidade foi o bipedalismo ou seja, andando na postura ereta na maioria das vezes. Este foi provavelmente causado por uma mudança drástica no ambiente e clima do ambiente onde viveram os proto-hominídeos, na África Ocidental. Como vimos, "Lucy" (o apelido dado a um fóssil de Australopithecus afarensis, que viveu na África mais de 2,5 milhões de anos atrás) tinha um esqueleto semelhante ao do homem moderno em relação à capacidade de marcha ereta. Isto liberou os membros anteriores, que se tornaram superiores, e principalmente as mãos, para o transporte, manipulação e outras tarefas úteis, Assim, ao longo de um milhão de anos, os hominídeos desenvolveram gradativamente uma destreza manual surpreendente (chegando assim à fabricação de ferramentas). O próximo passo foi, então, especulam alguns cientistas, o uso das mãos para uma série de gestos comunicativos, e as primeiras representações simbólicas. Eles foram usados, provavelmente, para comunicação entre os caçadores e entre homens e mulheres, que até então eram altamente diferenciados em seus papéis na organização social dos hominídeos. Tudo isso lentamente aumentou o número de neurônios e consequentemente o tamanho do cérebro, e, eventualmente, o aparelho vocal começou a ser usado para a representação simbólica. Eventualmente, também, os gestos manuais foram combinados com expressões faciais (que também se tornaram bem mais móveis e variadas nos seres humanos quando comparadas com o chimpanzé) e, em seguida, as vocalizações (idem).  As estruturas anatômicas do aparato vocal e das áreas cerebrais envolvidas evoluiram então ao longo do tempo para permitir agilidade e complexidade da coordenação, justamente porque este tipo de comunicação conferiu vantagens adaptativas e de sobrevivência enormes para aqueles hominídeos que, em virtude de mutações, exibiram esse diferencial de melhorias no relacionamento social. 

A extensa mobilidade e flexibiidade do punho e dos dedos da mão humana formam um grande contraste em relação às mãos de outros primatas. Suas articulações e ações musculares as tornaram altamente adaptáveis para fabricação de ferramentas, manipulação delicada e também para gestos expressivos (nós ainda as usamos hoje para isso: é só ver como uma pessoa gesticula, mesmo quando está apenas falando no telefone!). Por exemplo, as mãos humanas são as únicas a terem um polegar opositor (o polegar é bem mais longo e se flexiona completamente na direção da palma da mão, o que permite agarrar e manipular objetos com muito mais destreza) e esta é uma "invenção" evolutiva fundamental no desenvolvimento da inteligência. 

Mãos de um chuimpanzé e de um ser humano moderno

A lateralidade característica das funções do cérebro humano, tanto na linguagem falada e ouvida quanto na destreza manual, deve ter surgido mais ou menos na mesma época. A área de Broca (expressão da fala), a área de Wernicke (entendimento da fala), e o lado dominante de destreza manual (destros ou canhotos) ocorrem ambos no mesmo hemisfério cerebral. do lado oposto (os destros as têm do lado esquerdo, e os canhotos do lado direito) Esse fato também dá apoio à hipótese de uma origem neural comum à linguagem gestual e falada. Este grau de assimetria é evidente nas impressões endocranianas de hominídeos, assim como nos ossos do braço e da mão dita dominante, que são até 10% maiores e mais fortes do que do lado não dominante, devido à intensidade de uso.

De acordo com Corballis (1999), a sequência temporal do surgimento da comunicação simbólica em humanos poderia ter acontecido de acordo com o seguinte esquema::
 
6-7 milhões de anos atrás
Proto-hominideos
Simples gestos manuais. Vocalizações de alarme, emoções, etc. Um pouco mais avançado do que os chimpanzés
4-5 mihões de anos atrás
Australopithecus
Advento do bipedalismo, o aparecimento de gestos manuais de sinalização mais sofisticados
1-2 millhões de anos atrás
Homo habilis e Homo erectus
Gestos com as mãos tornam-se sintáticos, as vocalizações começam a se tornar simbólicas,  marcado aumento no tamanho do cérebro
100,000 anos atrás
Homo sapiens
Uso da linguagem vocal, auge do desenvolvimento do cérebro, gestos com as mãos desempenham papel secundário

Cérebro e linguagem co-evoluíram em ciclo auto-alimentado, de tal forma que um aumento da eficiência e da complexidade de um levava aos mesmos aumentos no outro. Bickerton diz que os seres humanos tornaram-se inteligentes porque eles desenvolveram a capacidade de fala. Representações mentais do mundo e de nós mesmos foram desenvolvidos como resultado (alguém já descreveu o pensamento como uma espécie de "linguagem interna" ... em outras palavras, a habilidade de linguagem é também uma habilidade de pensamento)

O neurofisiologista William Calvin e o lingüista Derek Bickerton especulam em seu novo livro "Lingua Ex Machina", que a linguagem evoluiu em duas fases, por pressão de um "cálculo social". Na primeira fase, os seres humanos usavam palavras individuais (representações fonéticas de objetos), mas com uma sintaxe muito rudimentar (a forma como as palavras são usadas em conjunto para expressar a estrutura e significado). Na segunda fase assistimos ao desenvolvimento de estruturas sintáticas mais complexas, permitindo a formação de frases e a expressão de mais conceitos abstratos (incluindo mentiras!), e o surgimento do pensamento lógico. Muitas adaptações neurais evoluíram, de modo a permitir o surgimento da linguagem estruturada. Nós ainda não sabemos exatamente quais são elas e como funcionam no cérebro, mas certamente seremos em breve capazes de ler o código para isso em nosso genoma.

As Funções da Linguagem

Por que a linguagem se desenvolveu em seres humanos? Como podemos constatar nas extensas e abrangentes funções da linguagem nos seres humanos modernos, nem precisamos fazer esta pergunta: é bastante claro que a linguagem está na base de tudo o que somos hoje, incluindo as artes, ferramentas e armas, a organização e a estrutura social, o sedentarismo e a urbanização, a agricultura, a indústria e o comércio, a escrita, a matemática, e assim por diante.

No entanto, ainda é um mistério quais eram as funções primitivas da linguagem: por que ela apareceu e qual foi o seu uso nas sociedades dos Homo primitivos. Uma coisa é absolutamente clara: a linguagem era (e ainda é, em grande parte) um "dispositivo social", uma capacidade única que só tem sentido quando relacionada à organização social do homem e sua relação com o meio ambiente para a sobrevivência.

Uma teoria interessante propõe que a linguagem foi desenvolvida pela primeira vez como um meio de comunicação entre os bebês e suas mães. Outra vê a linguagem como uma ferramenta de comunicação muito importante entre os caçadores (para o planejamento da caça e da coordenação entre os eles, por exemplo, ou ainda para comunicar o local e o caminho até onde a caça se encontra), entre guerreiros, e entre os membros da família humana. Nas tribos caçadoras-coletoras que viviam na savana árida e implacável da Africa do Pleistoceno, assim diz a hipótese, os homens deixavam suas habitações por longos periodos de tempo, para caçar, coletar carniça deixada por outros predadores, com o objetivo de proporcionar alimento às mulheres e crianças, que haviam sido deixados para trás nas moradias do grupo. A comunicação de necessidades, planejamento, resultados de incursões, etc, criaram os requisitos para o surgimento da linguagem simbólica. Finalmente, temos a transmissão cultural de conhecimentos importantes para a sobrevivência, como para a fabricação de ferramentas, armas, abrigos e roupas, dar nomes a objetos e características do mundo, etc.

Mas, provavelmente nunca saberemos a razão ou razões
exatas, porque todos os seres humanos sobreviventes são Homo sapiens modernos, com a capacidade inata da linguagem.

A "Explosão Simbólica"

A "explosão simbólica" é o nome bem apropriado dado paleoantropólogo Ian Tattersal à revolução cultural que ocorreu no Paleolítico Superior, principalmente na Europa e Oriente Médio. Chamou a atenção de cientistas de que a arte maravilhosa nas caverna, esculturas, fabricação de ferramentas, instrumentos musicais, roupas, adornos corporais, o enterro de mortos, e muitas outras indicações de um sofisticado e complexo tecido econômico e social e as habilidades de comunicação sofisticada entre os Homo sapiens sapiens pareceu aparecer de forma mais ou menos abrupta nestes lugares, menos de 70 mil anos atrás. Os antecessores dos humanos modernos na África, Europa, Ásia e Oceania não deixaram vestígios de uma atividade simbólica tão intensa. Os neandertais, por exemplo, embora tenham coexistido com os humanos modernos por milhares de anos, pareciam ter uma inteligência simbólica muito rudimentar (tão pequena, na verdade, que alguns estudiosos têm proposto que eles ainda se comunicavam predominantemente  através de vocalizações grosseiras, expressões faciais e gestos com as mãos e braços).

Durante a era que sucedeu a explosão simbólica do paleolítico superior, que foi o neolítico (chamada de a Idade da Pedra Polida), pela primeira vez vemos o surgimento e o desenvolvimento de uma cultura real, com o início de todos os elementos da nossa própria cultura. Há pouca dúvida de que o desenvolvimento da linguagem estruturada completamente foi o responsável por isso, e porque ele apareceu em uma subespécie do Homo e não em outras, ainda é um grande mistério. Teorias, porém, não faltam.

Referências

M. Corballis (1999) The gestural origins of  language. American Scientist, 87: 138-145.
Kathleen Gibson - The ontogeny and evolution of the brain, cognition, and language


"A Evolução da Inteligência"
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Revista Cérebro & Mente, Fevereiro/Abril 2001

6 de 9

Copyright (c) 2001 Renato M.E. Sabbatini
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Publicado pela primeira vez em: 15 de Fevereiro de 2001
Atualizado em 18 de Setembro de 2011

URL desta página: http://www.cerebromente.org.br/n12/mente/evolution05_p.html