A Neurofisiologia aceita as teorias de Freud?

  Back

 
 
Acabei de descobrir a revista on-line "Cérebro e Mente" e fiquei entusiasmada com o seu conteúdo.Vocês estão de parabéns.
 
Escrevo esse e-mail porque queria a opiniao de alguem que entende bastante de neurofisiologia. Sou estudante de Medicina da UFMG e estou tendo alguns problemas com a disciplina intitulada "Psicologia Médica".  Estou tendo noções sobre psicanálise e gostaria de saber se a neurofisiologia aceita as teorias de Freud.
 
Ana Beatriz Araújo Neves

---------------------------

Cara Ana Beatriz,
não existe nenhum fundamento neurofisiológico para as "teorias" do Dr. Freud. Ao contrário, a maior parte das teses dele é furada cientificamente, tais como catarse, simbolismo dos sonhos, etc. O pessoal docente de psicologia médica das faculdades de medicina INFELIZMENTE segue essa linha em muitos casos, ocupando quase todo o curso com ela. Conhecer Freud é importante para um estudante de medicina, mas, na minha opinião, apenas o básico (duas ou tres aulas bastariam). Tem que haver mais ênfase na psicologia científica, que tem uma literatura muito grande e forte (área cognitiva, por exemplo). Se você gosta dessa área, vai ter que estudar por conta própria.
Atenciosamente

Sabbatini

  Volta



 
 

Copyright Silvia Helena Cardoso, PhD
Correspondence