A Arquitetura Externa do Cérebro

Silvia Helena Cardoso, PhD

O Cérebro

Os processos biológicos pelos quais nos movemos, pensamos, percebemos, aprendemos, lembramos, etc., são reflexões das funções cerebrais.

O cérebro é modificado e alargado na porção anterior do sistema nervoso central. Ele é circundado por 3 membranas protetoras (meninges) e ajustado dentro da cavidade craniana.

O cérebro é feito de neurônios (ou células nervosas) e células gliais. As células nervosas comandam a motricidade, a sensiblidade e a consciência; as células gliais sustentam e mantém vivos os neurônios. Ele integra informação sensorial e dirige respostas motoras.

Nós dedicaremos um artigo especial e mais detalhado sobre as estruturas componentes do cérebro e suas funções correspondentes.

Veja:

Hemisférios Cerebrais

Planos de Visualização do Cérebro

Córtex cerebral e Suas Camadas

Divisão do Córtex Cerebral em Lobos

Funções especializadas do córtex cerebral

Para saber mais:
Sistema nervoso

Silvia Helena Cardoso é psicobióloga, com doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. Pesquisadora associada do NIB/UNICAMP , editora-chefe e realizadora da Revista "Cérebro & Mente".

Revisto pelo neuroanatomista Prof. Dr. Norberto Cysne Coimbra, MD, PhD. Laboratorio de neuroanatomia e neuropsicobiologia, Departamento de Morfologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão-USP, (SP), email: nccoimbr@fmrp.usp.br.

Realização: Núcleo de Infomática Biomédica

Silvia Helena Cardoso, PhD
Correspondência:

Copyright 1997 Universidade Estadual de Campinas