Córtex Cerebral e Suas Camadas



Camadas de fibras nervosas do córtex
I. Camada molecular
II. Camada granular externa
III. Camada piramidal externa
IV. Camada granular interna
V. Camada piramidal interna
VI. Camada fusiforme
(Modificado de Bear e cols., 1996)
O cérebro do homem, cortado em uma fatia, apresenta uma camada externa de cor cinzenta (formada em sua maior parte por corpos celulares), chamada córtex cerebral. O córtex cobre inteiramente os dois hemisférios.

Um corte em profundidade no cérebro mostra que a superfície cinzenta tem uma espessura que varia de 1 a 4 mm. A maior parte é composta por células nervosas (neurônios) que recebem impulsos dos pontos mais distantes do corpo e os retransmitem ao destino certo. Mas o cérebro desempenha funções altamente diversificadas e, por isso mesmo, as células que os constituem, também são especializadas. Tipos diferentes de neurônios são distribuídos através de diferentes camadas no córtex dispostos de tal forma a caratcerizar as várias áreas dos hemisférios, cada qual com sua função.

As camadas específicas são constituídas por agrupamentos de neurônios de vários tipos, entre eles, as células piramidais, com sua forma característica.

Pequenas, médias, grandes e gigantes, as células piramidais constituem, a maior parte da terceira e quinta camadas. Outros tipos de células, similares às células granulares, existem em todas as camadas, mas em maior quantidade na terceira e quarta camadas. O terceiro aspecto típico de neurônios do córtex são as células fusiformes, que são características da sexta camada.

Estas células não estão sozinhas no córtex; os prolongamentos celulares estabelecem conecções e se com vários grupos de fibras que passam por toda a região. Algumas fibras chegam e partem do córtex, trazendo ou levando impulsos nervosos. Outras fibras "tangenciais" estão dispostas em paralelo à superfície cerebral e são responsáveis por conectar áreas do córtex. Estas fibras são distribuídas através de toda a espessura do córtex, mas elas são agrupadas em certas áreas.

Fibras de várias procedências, em cadeia, chegam ao córtex e se ramificam como os galhos de uma árvore. Estabelecem contato com diferentes células corticais, por meio de diversas sinapses (ligações entre neurônios). Assim, todos os impulsos nervosos que aí chegam, são difundidos, em fases sucessivas, pelas várias camadas.

Cont. A Arquitetura Externa do Cérebro
Por: Silvia Helena Cardoso, PhD
Em: Cérebro & Mente

Realização: Núcleo de Infomática Biomédica

Silvia Helena Cardoso, PhD

Copyright 1997 Universidade Estadual de Campinas