"Como a consciência se situa no contexto das atividades mentais?
Estará ela permeando tudo, como uma neblina permeia os
espaços da natureza antes da chegada do sol ?"
Dr. Jorge Martins de Oliveira, MD, PhD
Considerações Gerais

As linguas saxônicas, como o inglês, permitem diferenciar dois tipos de consciência : conscience - que é a consciência em seu sentido moral e consciousness, traduzindo seu sentido psiconeural. O idioma português dispõe apenas de uma palavra para atender aos dois significados. Em neurociência consideramos o sentido psiconeural do vocábulo, o consciousness da lingua inglesa. Pelo conceito clássico, consciência é aquele estado em que a pessoa está ciente de suas ações físicas e mentais. O que só ocorreria, se ela estiver acordada e alerta. Não, se dormindo, em coma, ou sob anestesia geral.

Adiante, veremos que, em relação à situação estar dormindo, tal conceito é contestável. Quando uma pessoa pensa, ela pode ou não estar ciente dessa ação mental. Isto é, um pensamento pode ser consciente ou inconsciente. Exemplo: Quando guiamos um carro, nossa mente pode estar dirigida para vários pensamentos (conscientes), que nada têm a ver com o ato de guiar, enquanto estamos, ao mesmo tempo, observando o trânsito e manobrando o veículo, sob um comando mental, automático, do qual não estamos tomando ciência (ou seja, estamos executando ações decorrentes de pensamentos inconscientes). E quanto aos pensamentos que ocorrem enquanto sonhamos ? São conscientes ? A resposta clássica é não. Mais adiante, quando abordarmos a teoria das assembléias neuronais sobre a formação da consciência, veremos que a resposta pode ser sim.

A Localização da Consciência - Uma Visão Histórica

As Áreas Corticais de Associação e as Assembléias Neuronais

Existe um modelo Quântico Envolvido na Formação da Consciência?

Recursos na Internet

Referências

Autor: Jorge Martins de Oliveira, MD, PhD Professor Titular e Mestre da UFRJ. Livre-Docente da UFF. Coordenador Científico e Diretor do Departamento de Neurociências do Instituto da Pessoa Humana (RJ). Fellow em Pesquisa pelo Saint Vincent Charity Hospital, Cleveland, USA. Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar. Membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores, Diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG). Membro do Corpo Editorial da revista Cérebro & Mente. Autor de "Princípios de Neurociências", entre diversos outros. Email: olivermarti@olimpo.com.br

Próxima
1 de 5