A História do Eletroencefalograma
 

Hans Berger PictureEm 1929, um psiquiatra alemão chamado Hans Berger, que trabalhava na cidade de Jena, anunciou ao mundo científico e médico que:

First EEG recording (Berger)

Primeiro EEG registrado por Hans Berger, aproximadamente em 1928.


Essas eram descobertas revolucionárias, e, de fato, Berger acabou sendo o fundador de um ramo inteiramente novo e muito importante da ciência médica, a neurofisiologia clínica.

No entanto, os eletrodos usados por Berger eram grandes demais para que ele pudesse discernir no EEG algum tipo de localização específica da atividade elétrica em determinadas partes do cérebro (o que chamamos de estudo topográfico). Em outras palavras, o que se queria era se usar a atividade elétrica cerebral registrada no cérebro para determinar com precisão as áreas de projeção sensorial (regiões do cérebro que são ativadas apenas quando estímulos externos, como luz e som, são recebidos), etc.

Toposcope imageEsta descoberta foi feita pelo notável cientista britânico W. Gray Walter, o qual, em 1936, provou que se fosse usado um grande número de eletrodos pequenos colocados sobre a pele da cabeça, era possível identificar atividade elétrica normal e anormal em determinadas áreas do cérebro, inclusive podendo se diagnosticar claramente um tumor (que tem atividade anormal ao seu redor, e diminuída ou nula em seu interior).

Assim, impressionado com as possibilidades de construir mapas bidimensionais da atividade de EEG na superfície do cérebro, W. Gray Walter inventon em 1957 o toposcópio (veja a figura).

O toposcópio era um equipamento bastante complexo e que mostrava a inventividade de Gray Walter (além de ser médico, ele também era engenheiro). Ele tinha 22 tubos de raios catódicos (semelhantes a um tubo de TV), cada um deles conectado individualmente a um par de eletrodos colados sobre o crânio. Os eletrodos e seus tubos correspondentes, eram dispostos em um padrão geométrico bidimensional, de tal forma que cada tubo mostrava em sua tela fosforescente a intensidade e velocidade dos vários ritmos do EEG em uma área específica do cérebro, tais como os lobos frontais, parietais, ocipitais, etc. Esse conjunto de tubos era fotografado periodicamente, com suas telas para cima, e uma espécie de movimento espiral fosforescente era usado para evidenciar as diferentes freqüências presentes no EEG, naquelas partes do cérebro. T

Gray Walter pedia a seus pacientes que realizassem diversos tipos de tarefas mentais, com o resultado que os ritmos do EEG se alteravam de diversas formas, em várias partes do cérebro. Ele foi o primeiro a provar, por exemplo que o chamado ritmo alfa (presente durante o estado de repouso com os olhos acordados) desaparecia de quase todo o cérebro durante uma tarefa mental que exigisse estado de alerta, sendo substituido por um ritmo mais rápido, as ondas beta.

Ficou logo evidente para os neurologistas que o toposcópio poderia ser muito valioso para localizar focos epiléticos (o ponto onde a atividade elétrica anormal que precede uma convulsão se origina, geralmente devido à uma lesão localizada, tumor ou alteração funcional). Infelizmente, o aparelho era muito grande, complexo e caro, e não chegou a ter êxito comercial ou uso disseminado.

O estudo topográfico da atividade elétrica cerebral somente veio a renascer quando mini- e microcomputadores pequenos, rápidos e baratos se tornaram disponíveis na década dos 80. Desta forma a topografia cerebral do EEG foi desenvolvida, e está desfrutando de grande utilização. Ela também é chamada de Mapeamento Colorido do Cérebro.

Veja também: O Futuro do Mapeamento Cerebral de EEG


De: Mapeando o Cérebro
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Em: Revista Cérebro & Mente, Agosto/Setembro 1997.
Previous Page Next Page
2 de 4 páginas